[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Trainee em Finanças!

Formação contínua com valorização de certificações profissionais é estratégia do Reino Unido e pode ser adotada pelo sistema brasileiro

Resultado de imagem para Programa de Trainee

No Brasil, o Programa de Trainee é oficializado por um contrato em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), garantindo ao profissional todos os direitos de um trabalhador comum.

Moldados de acordo com as necessidades de cada empresa, quanto mais reconhecidos, mais concorridos são os programas.

Cada empresa estrutura o processo seletivo de acordo com a sua necessidade e uma série de etapas escolhe os candidatos que mais se ajustam aos conceitos da empresa.

Elas buscam, geralmente, estudantes cursando o último semestre do ensino superior ou recém­-formados (até dois anos de conclusão do curso).

O inglês é obrigatório mesmo nas empresas nacionais.

Depois de atrair os melhores talentos, resta à empresa o desafio de reter os melhores.

Um breve comparativo entre o panorama do trainee de finanças no Brasil com o Reino Unido aponta o comprometimento com formação um dos pontos mais importantes no processo de atrair e reter os melhores talentos.

No Brasil

Na área de contabilidade, deve ser capacitado para ocupação do cargo profissional planejado, afim de aprimorar o conhecimento dos negócios, produtos ou serviços da empresa.

No Brasil, o Programa Trainee da EY – uma das integrantes do Big 4 do Reino Unido –  inclui treinamentos comportamentais e técnicos.

Coaching com profissionais seniores, experiências práticas em projetos de clientes e outros programas de desenvolvimento educacional por meio da EY University, premiada universidade corporativa.

Além de possibilitar experiências multiculturais por meio da interação com profissionais de diversos países.

No Reino Unido

Contratos no Reino Unido vão um pouco além do programa brasileiro, reconhecendo o compromisso com o processo de formação de contabilidade.

Após selecionar os melhores talentos, contratante e contratado se submetem a termos e condições específicos.

A empresa se compromete em fornecer treinamento para um funcionário estagiário, incluindo o custo de cursos preparatórios, e as taxas do exame e do instituto.

Com duração de três anos, o Programa preenche o requisito de experiência mínima exigida para a realização de exames de qualificações profissionais como as oferecidas pela ACCA (Association of Chartered Certified Accountants).

O trainee, por sua vez, tem como obrigação estudar durante suas horas vagas.

Se reprovado nos exames por mais de uma vez ou se receber uma nota muito abaixo da exigida, seu contrato é encerrado.

A postura é padrão nos Programas de Trainee da maioria das empresas de contabilidade e serviços financeiros.

Incluindo o Big 4 – que se refere às quatro maiores empresas contábeis especializadas do mundo: EY, PwC, Deloitte e KPMG.

A preocupação com a formação é reconhecida não apenas no mercado de finanças em geral, mas também dentre os candidatos, como prova Tom Bull, diretor de Serviços de Consultoria de Transações da EY Londres:

“Fui trainee de contabilidade na EY Nottingham, no Reino Unido, quando estava trabalhando com Assurance.

Escolhi a EY especificamente por causa da qualidade do treinamento que eles oferecem, incluindo a oportunidade de obter uma certificação profissional. Isso realmente me ajudou a entender como funciona o mercado dos negócios e como me tornar um profissional melhor”.

Conclusão

O objetivo do Programa de Trainee de selecionar jovens talentos que possam se desenvolver dentro da companhia exige dos contratantes o comprometimento em prover ferramentas para que se aprimorem.

No Reino Unido, as empresas oferecem contratos com comprometimento na formação para atrair e reter os melhores talentos.

Assim, desenvolvem profissionais de finanças com conhecimento do:

A postura motiva os jovens profissionais e pode ser tomada como exemplo na jornada do profissional de finanças do Brasil que, apesar de contar com grandes programas, demonstra carências no que diz respeito à valorização dos talentos por meio da qualificação destes.

 

Fontes

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”8px”][vc_empty_space height=”40px”][/vc_column][/vc_row]